Relevância da Moda afro-brasileira

Relevância da Moda afro-brasileira

12:49


Relevância da Moda afro-brasileira

Quando se observa a moda contemporânea tem sido visível no processo criativo dos designers, uma busca de referências em diversos grupos étnicos representados em forma de estampas ou de réplicas de vestimentas que, ao serem utilizadas, fazem com que o sujeito se identifique, e busque uma forma de interagir com determinada cultura. As peças desenvolvidas, embora possam estar vinculadas ao passado, ganham novos sentidos através do olhar do designer e dos consumidores do presente. O uso de roupas que trazem elementos de outras culturas e de outras épocas representa uma parte da identidade do indivíduo, ou seja, o sujeito se reconhece, pelo menos no momento em que escolhe aquela vestimenta, como pertencente a uma realidade muitas vezes não vivida por ele, mas que ele compartilha através do uso de alguma peça, afirmando dessa forma sua criatividade e individualidade ou até mesmo sinalizando uma associação ou posição dentro de um grupo ou cultura.

Compreende-se, assim, que a moda enquanto fenômeno social, econômico, cultural, e comportamental de produção simbólica, é uma ferramenta importante para a construção de nossa identidade e se torna cada vez mais presente no cotidiano das sociedades modernas, interferindo, transformando e remodelando-as. No que se refere à moda como meio de construção da identidade, Cidreira (2005) em sua obra “Os sentidos da moda”, afirma que a moda dá conta de certa estruturação simbólica própria de uma determinada cultura. Se fazemos de nosso corpo uma auto-imagem, significa que, ao vestirmo-nos, estamos contando uma história: de onde viemos (ou gostaríamos de vir) e para onde vamos (ou gostaríamos de ir). É essa história que contamos através de nosso corpo que o torna mediador entre o físico e o social e que configura nossa inscrição em uma determinada cultura. Logo, no design de moda quando se busca referências da ancestralidade e se explora, por exemplo, temas africanos que remetem a afirmação dos valores da cultura afro-brasileira ocorrem um processo de transmissão de informações e de conseqüente identificação entre grupos, e o vestuário acaba sendo um instrumento de significações e comunicação entre culturas e grupos sociais.
Nessa perspectiva a moda afro-brasileira tem relevância pelo fato de dar a oportunidade ao designer de se desvincular dos padrões estabelecidos pela moda, ou seja, o criador das peças e dos adornos acaba por produzir alternativas ao coletivo com possibilidades de mais ousadia por se pautarem em questões que não se limitam somente ao universo das tendências e se destaca pela busca da identidade em contextos legítimos da sua cultura, na contramão das tendências hoje globalizadas. Dessa forma, ele se torna capaz de propor produtos que não são tão previsíveis, interferindo em nossa subjetividade de uma maneira inovadora, já que oferece novas soluções que escapam daquilo que já está saturado. E as pessoas que consomem esses produtos, por sua vez, enxergam nessas peças um referencial e se identificam.
É importante ressaltar que a moda afro-brasileira embora seja influenciada por referências da matriz africana, apresenta em sua produção elementos contemporâneos, visto que não se trata de uma moda folclórica. No desenvolvimento dos produtos, a África torna-se referência para a concepção das peças, porém ainda que os designers se movam a partir das referências africanas, no seu processo criativo e na formulação dos seus objetos o olhar se volta para o cotidiano.
Nesse sentido o que se observa é que a moda afro-brasileira precisa saber respeitar suas referências, porém, modernizando seus conceitos, ou seja, oferecendo produtos que valorizem tanto os aspectos estéticos como funcionais, dialogando com a matriz africana, todavia apresentando elementos enriquecidos e transformados pelo contato direto com a cultura brasileira , que se adequem aos diversos ambientes sociais e seja voltada para pessoas que admiram, respeitam e se identificam com a cultura afro-brasileira.
A partir dessa discussão fica clara a idéia de que moda não é simples vestimenta, ela expressa valores, hábitos, costumes, tanto coletivos, quanto individuais. Ela não é feita só pelo grupo social em que está inserida, nem apenas por um único indivíduo, sem nenhuma influência; não é apenas de quem criou e nem só de quem usa e transforma as peças. A moda é prática coletiva com dimensão subjetiva. Com isso a roupa vai além do sentido de cobrir e proteger o corpo, criando um mundo de imagens e significados visuais, dando a possibilidade do sujeito criar a si próprio ou construir novas  identidades.Segundo Marie Louise Nery, em seu livro - A Evolução da Indumentária: “Todo homem, selvagem ou civilizado, possui uma alma coletiva na qual repousam todas as formas de arte, recebendo influências também na cultura de outros povos, que se reflete no modo de vestir” (NERY, 2007) ,ou seja, a roupa se aproxima da necessidade de conformação da identidade, em um movimento que privilegia de certa forma a individualidade, mas é também capaz de promover o pertencimento a um determinado grupo.

Em linhas gerais, é com o olhar voltado para a construção de significados e sentidos em torno da diversidade cultural apresentados pela moda afro-brasileira que se deve discutir e compreender a sua representatividade com o intuito de perceber e valorizar a influência da cultura da matriz africana em nossa sociedade, favorecendo dessa forma, a constatação de que observando mais de perto essa cultura é possível desenvolver uma moda contemporânea, rica e com grande personalidade. Nesse sentido, é importante ressaltar que os profissionais envolvidos na concepção e desenvolvimento de peças com inspiração afro-brasileira devem levar em conta que mesmo sendo produtores estão inseridos na sociedade, e como seres sociais, precisam interagir, refletir, interpretar, participar das transformações, propor novos olhares além de compartilhar suas experiências com outros produtores, cada qual com sua própria forma de produzir e contribuir com a renovação e transformação da sociedade.

CLAUDIA TRINDADE – Publicitária, Mestranda em Desenho, Cultura e  Interatividade. UEFS/BA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CIDREIRA, Renata Pitombo. Os sentidos da moda: vestuário, comunicação e cultura. São Paulo: Annablume, 2005.

NERY, Marie Louise. A Evolução da Indumentária: subsídios para a criação de figurino. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2007.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil, São Paulo: Companhia das Letras, 1995, edição 26.

VALENTE, A. L. E. F. Ser negro no Brasil hoje, São Paulo: Editora Moderna, 1991, edição 8.


You Might Also Like

1 comentários

  1. Muito bom!Claudia Trindade fala sobre algo muito importante ,quando se pensa em moda afro-brasileira.Os idealizadores e empreendedores dessa moda tem de se dar conta da importância da reflexão e da informação sobre o tema e super valorizar a partilha entre criadores. Novas ideias surgirão e, aos poucos,o resultado começará a ultrapassar os limites da moda se estendendo à sociedade brasileira,vítima de seus próprios preconceitos.

    ResponderExcluir

Continue sua contribuição!