Eventos:Feira Ebano dia 12 em Belo Horizonte



Feira Ebano dia 12, em Belo Horizonte - Mercado da Lagoinha

São João Del Rei (MG) terá Oficina de Biojóias de outubro a novembro

segunda-feira by Daiane Souza
DivulgaçãoA Associação Afro-brasileira Casa do Tesouro EgbeIle Omidewa Ase Igbolayo de Minas Gerais, realizará no período de 11 de outubro a 29 de novembro oficinas de biojóias partir do Projeto Afromemórias. A proposta é o fortalecimento da herança estética africana, da autoestima e a promoção e a visibilidade dos afrodescendentes.
A iniciativa é uma estratégia com o intuito de prevenir situações de exclusão e violência e uma possibilidade de inserção dos jovens negros, a partir de 15 anos, no mercado de trabalho preservando e valorizando sua identidade.
As oficinas coordenadas pela professora Zandra Coelho da Universidade Federal de São João Del Rei, abordarão a montagem de ornamentos, amuletos, colares e braceletes de inspiração afro e afro-brasileira a partir da produção de contas, peças em cerâmica, fios, sementes e tecidos.
A iniciativa foi contemplada pela terceira edição do Edital Ideias Criativas, da Fundação Cultural Palmares/MinC, alusivo ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Os cursos serão oferecidos aos sábados, de 13h as 17h, no Fortim dos Emboabas, Alto das Mercês em São João Del Rei. Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente no local.
Serviço
O quê: Oficina de Biojóias
Quando: 11,18 e 25 de outubro e 1º, 08, 15 e 29 de novembro
Horário: 13hs às 17hs
Onde: Associação Afro-brasileira Casa do Tesouro EgbeIleOmidewa Ase Igbolayo
Endereço: Fortim dos Emboabas, Alto das Mercês em São João Del Rei– MG

http://br.fashionmag.com/news/Paraty-Eco-Festival-4%C2%AA-Edicao-do-evento-de-moda-e-design-ocorre-em-outubro,428477.html#utm_source=newsletter&utm_medium=email









Paraty Eco Festival: 4ª Edição do evento de moda e design ocorre em outubro

Acontece entre os dias 16 e 19 de outubro a 4ª edição do Paraty Eco Festival, o conhecido Paraty Eco Fashion, que agora ampliou suas áreas de abordagem e virou um festival cultural eco.





Desfile realizado na edição 2013 de evento.

Exposições, oficinas, palestras, feira, desfiles, filmes e até uma procissão de barcos locais estão no programa. A direção artística é do designer Renato Imbroisi e, entre os palestrantes, estão Ronaldo Fraga, Chiara Gadaleta, Roberto Meireles (Instituto Rio Moda) e muitos outros.

O Paraty Eco é uma realização do Instituto Colibri e tem como objetivo reunir e trocar conhecimentos relacionados ao uso sustentável de materiais em criações de moda, design, artesanato e em outros setores de produção. Ao mesmo tempo, apresenta e valoriza o conhecimento e o valor estético e funcional de técnicas artesanais das populações tradicionais de Paraty e de outros pontos do país.

O Paraty Eco festival tem a proposta de fortalecer e destacar as comunidades tradicionais Caiçara, Indígena e Quilombola, em especial de Paraty, enfatizando a valorização das tradições, manifestações culturais e produção artesanal, revitalização de práticas de produção e valorização de formas de viver tradicionais, criação de estratégias para envolver integralmente a comunidade, valorizando a cultura na promoção da autoestima do grupo, na participação do projeto e na conscientização sobre a sustentabilidade das atividades artesanais, incentivando o desenvolvimento de atividades no ambiente natural e para a vivência das culturas tradicionais e pesquisar comunidades tradicionais e o artesanato brasileiro.

Programação:

Rodas de Conversas
Palestrantes confirmados:

Marisa Ota, especialista em design, curadora, designer gráfica e organizadora da Paralela Gift. O projeto Paralela Gift foi idealizado em 2001 por Marisa Ota, formada em Comunicação Visual. Atualmente é proprietária de uma loja de design em São Paulo e faz curadoria de eventos e exposições ligados ao vasto e rico universo do design.

Chiara Gadaleta Klajmic, consultora de moda.
Começou sua trajetória na moda como modelo, depois se formou no Studio Berçot em Paris e atuou como stylist, consultora de moda e designer de moda. Dentro do seu projeto 'Ser Sustentável Com Estilo', busca estimular ações de desenvolvimento sustentável.

Mayumi Ito, designer e arquiteta.
Criadora múltipla: arquiteta, ilustradora, designer com foco em criação têxtil e moda, envolveu-se com o artesanato, o respeito ao meio-ambiente e o aproveitamento de materiais e recursos.

Ronaldo Fraga, estilista.
Estilista, designer, pesquisador, ilustador. Atua junto a grupos de artesãos tradicionais resgatando e valorizando seus conhecimentos, que incorpora a suas coleções.

Roberto Meireles, diretor do Instituto Rio Moda.
Atua com o objetivo de estimular e facilitar a produção de 'moda e design sustentáveis que, junto ao aspecto criativo e de renovação, produzam também desenvolvimento humano e geração de valor', conforme resume Roberto Meireles.

Ricardo Lima, antropólogo e responsável pelo projeto Ecomuseu Recicla, da Ilha Grande.
Antropólogo, pesquisador da cultura popular e do folclore, trabalhou durante muito tempo no Museu do Folclore do Rio de Janeiro e, desde 2009, dirige o Ecomuseu Ilha Grande, vinculado ao departamento cultural da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), do qual também é diretor.

Mostra de Arte e Design Sustentáveis

Onde: Cinema da Praça
Exposição de projetos de estudantes e profissionais Moda e de Design Sustentáveis. Das 64 equipes inscritas, 34 foram selecionadas pela curadoria do Instituto Rio Moda, com participação especial de Lilyan Berlim e Pedro Ruffier. Participam equipes vindos de 27 municípios, pertencentes a 11 Estados. Há muito o que ver, conhecer, trocar e aprender.

Oficinas 
Mais detalhes a definir.

Feira Criativa
Onde: Quadra da Praça da Matriz
Grande exposição de moda, design e artesanato afinados com a preservação de recursos naturais e valorização dos conhecimentos tradicionais de diversos pontos do país.

Exposição Raízes
Onde: Casa da Cultura de Paraty
Salão Nobre
Exposição Mar, resultante dos trabalhos realizados no Centro de Capacitação Colibri e de grupos de artesãos convidados

Sala Dona Geralda
Exposição Arte Caiçara - Barquinhos de madeira feitos por comunidades de pescadores do Saco de Mamanguá, Paraty e peças da artesã Laise Nascimento, produzidas com as fibras dos cachos das palmeiras pupunha, açaí e jussara e galhos de de guapuruvu, árvore típica da região. São peixes, tartarugas marinhas, embarcações, paisagens e outros ícones do mar.

Sala Samuel Costa
Exposição Artesanato Guarani, feito por artesãos da Aldeia Itaxi, de Paraty Mirim. Esta exposição é resultante de um trabalho feito por Renato Imbroisi e sua equipe em parceria com os artesãos da aldeia em um mergulho nas tradições dos trançados e esculturas tradicionais guaranis.

Pátio da Casa da Cultura
Exposição Mestres do Mar - Dez Mestres do Mar de Paraty serão homenageados com fotos expostas no pátio da Casa da Cultura. São homens pescadores, escultores, poetas e cirandeiros com histórias de vida e de riqueza cultural.

Desfiles

Onde: Praça da Matriz
Dia 17 de outubro - Desfile de Lena Santana e suas alunas às 20h
Dia 18 de Outubro - Desfile da Mostra de Moda e Design Sustentável às 20h

Cortejo de barcos 

Onde: Rio Perequê
Dia 18 de outubro, às 19h, traineiras, baleeiras e canoas caiçaras desfilam ao som da ciranda. Uma festa em homenagem à cultura tradicional de Paraty e seus fazeres e saberes.

Ecocine 
Onde: Ruas de Paraty
Exibições de curtas com a temática sobre os Povos do Mar

Imagens e Vídeo: Divulgação

http://br.fashionmag.com/news/Chiara-Gadaleta-apresenta-a-1%C2%AA-Edicao-do-Rio-ECOERA,428169.html#utm_source=newsletter&utm_medium=email
















Chiara Gadaleta apresenta a 1ª Edição do Rio ECOERA

O EcoEra, projeto idealizado por Chiara Gadaleta, consultora de moda e sustentabilidade, chega ao Rio de Janeiro para a primeira edição do Rio ECOERA. O evento, que acontece em parceria com a Studio 512, no dia 11 de setembro, é pioneiro em reunir marcas, projetos, empresas e consumidor final em torno das questões sociais e ambientais no mercado de moda, design e beleza.








Chiara Gadaleta, idealizadora do projeto EcoEra, junto com os participantes do Casa Geração Vidigal.

Depois da 4ª edição bem sucedida do SP.ECOERA, chegou a vez dos cariocas conferirem os desfiles das marcas Maria Oiticica, Brechó Belchior, Gustavo Silvestre, Será O Benedito, SAISSU, dentre outras.

O Rio ECOERA contará também com mesas redondas, entre elas 'A natureza que veste um país', 'Todo lixo tem seu glamour' e a 'A moda como inclusão social e geração de renda'; degustações e apresentações de empresas ligadas à gastronomia sustentável.

A iniciativa foca-se no uso da arte como agente de transformação social e ambiental, portanto, toda a concepção da cenografia e parte gráfica será inspirada e homenageará as obras do artista Leonilson.

O Rio ECOERA 1 ainda tem como missão recolocar a moda em compasso com as necessidades do planeta e da comunidade. Chiara afirma que: 'A moda sempre foi um reflexo fiel de um tempo. A partir dos anos 2000 ela passou a não mais representar uma época. O EcoEra pretende questionar qual é a moda que representa o século 21'.

Ainda, o Rio ECOERA 1 lançará o projeto social 'À Moda do Vidigal', que se trata de uma parceria com a Casa Geração Vidigal. O projeto tem como missão usar a arte como alternativa para o descarte têxtil e criar uma nova forma de design baseado essencialmente na criatividade e na sustentabilidade.

Imagens: Divulgação



A organização e colaboradores do Instituto Feira Preta convoca artistas que atuem na área de música, fotografia, dança, artes plásticas, teatro e literatura a enviarem seus projetos e trabalhos para participar do processo seletivo que culminará na montagem da programação da FEIRA CULTURAL PRETA 2014, maior evento de 
cultura negra da América Latina, atualmente em sua décima terceira edição, que acontece no dia 7 de dezembro de 2014, no Palácio de Convenções do Anhembi. O tema deste ano é a AFROFEST, um conceito que tem o objetivo de transformar São Paulo em pólo de produção afro-brasileira. Os projetos poderão ser enviados pelo seguinte endereço eletrônico: feirapreta2014artistico@gmail.com.

Neste ano, a Feira Preta será realizada em uma programação com início previsto para novembro, mês da Consciência Negra, no período que compreende entre os dias 1 de novembro e 7 de dezembro de 2014, com eventos acontecendo em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, de forma conjunta. A ideia é 
mapear e visibilizar a cultura negra através de uma plataforma georreferenciada espaços e manifestações culturais de matrizes africanas do Brasil e diversas partes do mundo.

A edição deste ano trabalha com quatro eixos: um calendário comemorativo ao mês da Consciência Negra com eventos e iniciativas afro-culturais programados especialmente para novembro, a City Tour com roteiro de Turismo Afro, a XIII a Edição da Feira no Anhembi, a III Edição anual do Seminário de Boas Práticas 
na Produção Cultural Negra na perspectiva da economia criativa e a III a Edição do Caldeirão do Negão na Casa das Caldeiras – As Áfricas de São Paulo.

Desta forma, os trabalhos precisam estar de acordo com a temática da cultura negra, gênero e Raça, assim como seus autores, porque a proposta de convocar os artistas tem base na própria história da Feira: uma demonstração da força, riqueza e diversidade cultural da cultura negra nas suas mais diferentes cores, estilos, formas e manifestações. 

A Feira Cultural Preta é uma oportunidade do artista mostrar para o mercado cultural que ele está inserido em um contexto de tendências afro-contemporâneas nas artes, além de atingir um público antenado que irá perceber verdadeiramente o valor e a emoção inserida em seu trabalho. 

Durante os últimos anos, a Feira levou para seus corredores mais de 120.000 visitantes e reuniu cerca de 500 artistas de diversos estados e linguagens variadas, construindo uma experiência única para ambas as partes em termos de relação público-artista. Organize seu material e entre em contato conosco para que, juntos, possamos reafirmar nossas raízes culturais!
A organização e colaboradores do Instituto Feira Preta convoca artistas que atuem na área de música, fotografia, dança, artes plásticas, teatro e literatura a enviarem seus projetos e trabalhos para participar do processo seletivo que culminará na montagem da programação da FEIRA CULTURAL PRETA 2014, maior evento de
cultura negra da América Latina, atualmente em sua décima terceira edição, que acontece no dia 7 de dezembro de 2014, no Palácio de Convenções do Anhembi. O tema deste ano é a AFROFEST, um conceito que tem o objetivo de transformar São Paulo em pólo de produção afro-brasileira. Os projetos poderão ser enviados pelo seguinte endereço eletrônico: feirapreta2014artistico@gmail.com.
Neste ano, a Feira Preta será realizada em uma programação com início previsto para novembro, mês da Consciência Negra, no período que compreende entre os dias 1 de novembro e 7 de dezembro de 2014, com eventos acontecendo em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, de forma conjunta. A ideia é
mapear e visibilizar a cultura negra através de uma plataforma georreferenciada espaços e manifestações culturais de matrizes africanas do Brasil e diversas partes do mundo.
A edição deste ano trabalha com quatro eixos: um calendário comemorativo ao mês da Consciência Negra com eventos e iniciativas afro-culturais programados especialmente para novembro, a City Tour com roteiro de Turismo Afro, a XIII a Edição da Feira no Anhembi, a III Edição anual do Seminário de Boas Práticas
na Produção Cultural Negra na perspectiva da economia criativa e a III a Edição do Caldeirão do Negão na Casa das Caldeiras – As Áfricas de São Paulo.
Desta forma, os trabalhos precisam estar de acordo com a temática da cultura negra, gênero e Raça, assim como seus autores, porque a proposta de convocar os artistas tem base na própria história da Feira: uma demonstração da força, riqueza e diversidade cultural da cultura negra nas suas mais diferentes cores, estilos, formas e manifestações.
A Feira Cultural Preta é uma oportunidade do artista mostrar para o mercado cultural que ele está inserido em um contexto de tendências afro-contemporâneas nas artes, além de atingir um público antenado que irá perceber verdadeiramente o valor e a emoção inserida em seu trabalho.
Durante os últimos anos, a Feira levou para seus corredores mais de 120.000 visitantes e reuniu cerca de 500 artistas de diversos estados e linguagens variadas, construindo uma experiência única para ambas as partes em termos de relação público-artista. Organize seu material e entre em contato conosco para que, juntos, possamos reafirmar nossas raízes culturais!

EXPO - RELIGIÃO 2014, 8, 9 e 10 de Agosto, das 10 ás 19 horas.

ILÊ OMOLÚ E OXUM , PONTO DE CULTURA OBINRIN ODARA

O "DAS PRETAS -BAZAR" EDIÇÃO SÃO PAULO ESTÁ CHEGANDOOO!!! ESTAMOS CONTANDO OS DIAS PARA ESSE ENCONTRO CHEIO DE GENTE LINDAAA!
O HORÁRIO SERÁ DE 14 ÀS 19 HORAS.
A NOSSA DIVA MICHELLE FERNANDES FARÁ UM WORKSHOP DE TURBANTES ÀS 16 HORAS.
AS MARCAS ESTÃO PREPARANDO SEUS PRODUTOS COM TODO CARINHO PARA RECEBER VOCÊS!!!
AS 50 PRIMEIRAS CLIENTES RECEBERÃO UM MIMO DO EVENTO!!!
ENTÃO, ANOTA NA AGENDA E CHAMA AS AMIGASSS!!!
VEM QUE O BAZAR É DAS PRETASSS!!!
https://www.facebook.com/mada.negrif?fref=photo

não vão perder essa oportunidade.


Somos afrolatinas, elas, tu e eu: vem pro festival Latinidades 2014!

Mais uma vez o Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, organizado pelo coletivo Pretas Candangas, celebra a arte do encontro. Mulheres negras em roda através de música, sarau negro, performances, espetáculo teatral, moda, artesanato, culinária, capoeira, literatura e oficinas de arte que tem como tema as griôs da diáspora. Honrando a primeira de nós e todas as demais que se sentaram diante de sua comunidade e em generosidade fizeram de si um pouco de todos, resignificando aquilo que é muito mais que uma infindável sucessão de um dia após o outro. Não mais, não mais. Somos afrolatinas, elas, tu e eu.
Conosco todas as mulheres negras do lado de cá do meridiano e tantas vezes acima dele, combatendo os mesmos problemas, as mesmas violências. Mais que isso, partilhando conhecimento, arte, cultura, culinária, modos de fazer. Falar sobre o Latinidades não poderia ser que não sobre a celebração desse pertencimento, com a mente voltada para a valorização da oralidade, aquela que torna possível que sejamos ao mesmo tempo nossa própria ancestralidade e o futuro, tudo aqui e agora. Que sejamos, como temos feitos desde tantos séculos, nós as primeiras a contar e escrever nossa própria História.
Essa com agá maiúsculo, tantas vezes negligenciada pelo ensino curricular que não versa sobre nossas oralidades, tradições, heranças. Nossa ancestralidade enfim, a quem será feita uma saudação no dia 23 de julho, no Museu da República às 9h30. Alíás, toda a programação está um ahazo. Desde a performance em comemoração ao Centenário de Carolina Maria de Jesus, a conferência de Ana Maria Gonçalves e Paulina Chiziane, mesa sobre sabedoria, ancestralidade, memória, política e sustentabilidade. Além da mesa sobre Feminismo Negro com a presença de Angela Davis, conferência com Patricia Hill Collins, o panfletaço da Marcha Nacional das Mulheres Negras que acontece em 2015.
Mais uma vez o Latinidades renova a alegria do estar em comunidade, de afrolatinidades. De falarmos sobre tudo aquilo que nos mantem vivas. As alegrias, as conquistas, as experiências e até mesmo a violência que através do debate se tornam alternativas, algo maiores que o silêncio. Somos ao mesmo tempo muitas e também uma só, na luta que oxalá é de todas. A certeza de que nós mulheres negras somos sujeitas de um saber imaterial imprescindível à concretização de uma sociedade onde a violência em função de raça, gênero, identidade de gênero, opção sexual, classe, idade, corpos e de lugar não mais existirão. Somos afrolatinas, elas, tu e eu.
Todas nos tornamos muito mais, e por favor não tomem minha colocação como menosprezo à violência sofrida que sinto em nossas peles e na dos nossos ancestrais, que existências escravizadas num passado distante que não teria nenhuma repercussão em nossas carnes ainda hoje. Conveniente para todos os interesses que nos querem fazer abdicar de uma identidade que tem a ver com rainhas, tradições, mitos, cultura, reinos, conquistas tecnológicas, militares, diplomáticas. Mas não para nós mesmas e sempre estivemos muito cientes disso.
É isso que o Latinidades celebra e discute esse ano, essa ancestralidade e os dias vindouros que cada uma de nós traz em si que nós faz sujeitas e não objeto do discurso. A responsabilidade de preservarmos e transmitirmos esse patrimônio. Um pertencimento que o mito da democracia racial e também o mito da identidade brasileira tem se esforçado a todo custo para invisibilizar e inviabilizar. Sem nossas griôs, deixamos de saber quem somos através de estórias contadas por nós mesmas e assim nos tornamos invisíveis e inviáveis, já não podemos existir.
É por isso que essa edição do festival é mais uma vez como se fosse uma grande árvore, frondosa em seus frutos: dança, música, cinema, beleza, políticas públicas, direitos humanos, feminismo, mídias digitais, tudo junto e misturado numa grande festa. Uma árvore sob a qual nos sentamos em roda e ouviremos nossas griôs, aquelas que guardam saberes de hoje e de outrora em suas existências e palavras. Que sejamos afrolatinas nós, tu e elas, todas, com alegria e responsabilidade de preservar e um pouquinho lá na frente, assumirmos nossa própria vocação enquanto sujeitas da oralidade. Somos afrolatinas, elas, tu e eu.
Obrigada Pretas Candangas!

Tags: afro-latinoamericanos · festival · latinidades


https://www.facebook.com/Festivallatinidades?fref=ts


http://afrolatinas.com.br/mais-uma-edicao-da-feira-preta-no-latinidades/#.U6tAWzPpnMs.facebook

Carnaval, identidade negra e economia criativa são temas de seminário no Recife
31.01.2014
De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, o Carnaval deve movimentar cerca de R$ 6,1 bilhões na economia do país em 2014, além da gerar emprego e renda para milhares de trabalhadores nas cidades onde a folia é tradicional.  E com objetivo de compreender o impacto socioeconômico dessa manifestação na vida dos homens e mulheres negras responsáveis pela festa no país, a FCP – MinC realiza o Seminário Internacional Carnaval, Identidade Negra e Economia Criativa, nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Recife/PE.
O evento tem como um dos principais objetivos promover o intercâmbio cultural de grupos culturais negros na América Latina, África e Caribe. É a oportunidade para conhecer mais sobre a produção carnavalesca no Benin e Angola e as referências que ancestralidade africana torna possível no Brasil, Colômbia, Trinidad & Tobago, Barbados e New Orleans (EUA).
altCarnaval e a diáspora negra - O diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira da FCP-MinC, Lindivaldo Júnior, explica que essa troca de experiências deverá ser totalmente enriquecedora para todos os países envolvidos, uma vez que o trabalho com o carnaval pode fortalecer a identidade negra dos produtores. "E isso acaba acontecendo em toda a diáspora africana. Esse encontro vai fortalecer o produtor do carnaval e o coletivo no qual ele está ligado", completa.
Lindivaldo afirma ainda que outra questão importante do carnaval é o fato dos eventos realizados em todo o país escoarem a produção cultural negra em grande escala. "Por isso que trabalhar o conceito de economia criativa é importante, porque essas pessoas também dependem do carnaval para o seu sustento. O Seminário vai ajudar essas pessoas a investirem na produção e se organizarem para ter o melhor resultado com o seu trabalho", aponta o diretor da Fundação Palmares.
Na programação está prevista uma recepção turística de caráter vivencial da cultura em seus espaços tradicionais, além de apresentações culturais, como a do Maracatu Leão Coroado, uma das mais antigas de Pernambuco e que completa 150 anos em 2014.
Inscrições – Os/as interessados/as em participar do Seminário devem preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail seminariodocarnaval@gmail.com. É necessário informar no assunto do e-mail o nome do evento: Seminário Internacional Carnaval, Identidade Negra e Economia Criativa. Para outras informações, basta entrar em contato com a FCP – MinC  pelo telefone (61) 3424-0154.
Intercâmbio – Como forma de concretizar a troca de experiências que envolvem o carnaval na região latino-americana e caribenha, a FCP-MinC em parceria com a Fundação ACUA (Activos Culturales Afro), organizou rodas de intercâmbio entre produtores de carnaval do Brasil e de Angola, Barbados, Benin, New Orleans (EUA) e Trinidad & Tobago.
As reuniões, prévias a programação do Seminário Internacional, irão promover visitas nas cidades brasileiras reconhecidas internacionalmente pela produção carnavalesca: Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Salvador/BA. Além das visitas técnicas, os criadores também participarão de duas rodas de diálogo para troca de experiência sobre o Carnaval no Rio de Janeiro (15/2) e em Salvador (20/2). Essas atividades serão abertas ao público.
Para participar dos debates na capital carioca basta enviar e-mail para a Representação Regional da FCP – MinC na cidade fcp.rj@palmares.gov.br. Já em Salvador, o contato é com a Representação Regional da FCP para Bahia e Recife, através do endereço de e-mail fcp.bahia@palmares.gov.br.
São parceiros do Seminário Internacional Carnaval, Identidade Negra e Economia Criativa: A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, a Secretaria de Economia Criativa/MinC, a Regional Nordeste do MinC, a Regional MinC Bahia, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), Secretaria de Cultura do Recife, a União dos Afoxés de Pernambuco, a Associação dos Maracatus de Baque Virado de Pernambuco, a Associação  dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, a Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro (FEBARJ), o Centro Cultural Cartola, a Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Bloco Afro Ilê Aiyê, o Bloco Afro Olodum e o Quilombo Urbano Comunidade do Xambá.
Serviço – Intercâmbio e Seminário Internacional Carnaval, Identidade Negra e Economia Criativa
Rodas de diálogo – Rio de Janeiro
Data: 15/02/2014
Horário: 14h
Local: FEBARJ (Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro), Rua Men de Sá, 37 – Lapa – Rio de Janeiro/RJ
Seminário Internacional
Data: 18 e 19 de Fevereiro de 2014
Local: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) – Universidade Federal de Pernambuco, em Recife/PE.

Rodas de diálogo – Salvador
Data: 
22/02/2013
Horário: 14h
Local: Ponto de Cultura Bankoma – Rua Queira Deus, 78 – Terreiro São Jorge F. da Gomeia Portão – Lauro de Freitas/BA

Fonte: Fundação Cultural Palmares
Edição: Ascom / MinC





















































Reserva e AfroReggae lançam T-shirts

Reserva e AfroReggae se uniram há pelo menos um ano atrás para criar a linha AR. Depois do lançamento de uma primeira coleção, a parceria repete a dose e lança em 13 de dezembro, novos modelos de T-shirts.




















Tendo como tema a violência e o preconceito, as camisetas serão vendidas por R$ 119,90 cada, e o lucro arrecadado será revertido para o AfroReggae e seus projetos, que auxiliam crianças carentes.




















Fotos: Divulgação
Copyright © 2013 UseFashion. Todos os direitos reservados.
De volta ao Anhembi e com o tema “Territórios Urbanos”, 12ª edição acontece de 09 a 15 dezembro de 2013 com programação itinerante

A  no dia 15  dezembro de 2013, no Palácio das Convenções – Anhembi, em São Paulo. E vem repleta de novidades.
Neste ano, foi criado um novo conceito, ampliando a programação cultural para sete dias, de 09 a 15 de dezembro, sob o tema “TERRITÓRIOS URBANOS – O NEGRO E O DIREITO À CIDADE”. Com isso, o evento foi transformado em FEIRA PRETA WEEK SP ganhando os arredores da cidade com uma extensa agenda cultural afro contemporânea composta por atividades de mú sica, seminários de economia criativa e moda, dança, literatura, gastronomia, fotografia, artes plásticas, beleza, mostras de filmes e turismo afro. Todas as atividades, em sistema de itinerância, são distribuídas em diversos pontos da capital paulista, como: Casa de Cultura Santo Amaro, Matilha Cultural, Escola São Paulo de Economia Criativa, Galeria Imã, Museu Afro Brasil, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Rio Verde,  algo inédito nos 12 anos de história da Feira. O fechamento da programação será no dia 15 de dezembro, no Palácio de Convenções do Anhembi.

identidade1
A cultura negra e a ocupação de espaços públicos
Para 2013, a estimativa é de que 16 mil pessoas passem pela Feira. “Muito mais do que um evento cultural, a Feira é resultado de um conjunto de iniciativas colaborativas, coletivas e inclusivas, num ambiente de encontro e valorização da cultura e do potencial de mercado desse segmento”, explica Adriana Barbosa, diretora do evento. Além da cultura, o evento reunirá mais de 100 empreendedores de diversas regiões do país com interesse nesse mercado. Com isso, pretende-se mostrar à sociedade o que está sendo produzido para o segmento negro, incentivando o desenvolvim ento sustentável das micro e pequenas empresas.
Com esse formato, a Feira traz à tona uma discussão bastante freqüente quando o assunto é urbanismo: as variadas formas de ocupação do espaço público em prol da diversidade cultural. Este conceito de evento é uma afirmação de que a cultura negra também faz parte da cidade e apresenta, nos dias de hoje, um cenário favorável não só na questão cultural, mas também, no cenário de bens de consumo. Com este cenário positivo em pleno crescimento, a 12ª. Feira Cultural Preta acontecerá mais uma vez para fomentar o empreendedorismo étnico e fortalecer a cultura negra no país.
bannerdasemana
seminario dia 11
Mais informações em


PARATY ECOFASHION HOMENAGEIA ZUZU ANGEL


















Confira o line-up do Minas Trend

A 13ª edição do Minas Trend já tem data, de 8 a 11 de outubro. A feira acontece durante todos os dias do evento, e os desfiles até o dia 10, quinta-feira. Serão apresentadas coleções de inverno 2014, no centro de exposições e eventos Expominas em Belo Horizonte (MG). As marcas John John e AMMIS são estreantes na passarela mineira. Confira o line-up dos desfiles.
























Desfile de abertura na última edição

Dia 8 de outubro, terça-feira
19 horas - E. Store / Fabiana Milazzo
21 horas - Plural / Victor Dzenk

Dia 9 de outubro, quarta-feira
10 horas - Vivaz (desfile externo – local a confirmar)
19 horas - Áurea Prates / Apartamento 03
21 horas - GIG / John John

Dia 10 de outubro, quinta-feira
21 horas - LLAS / AMMIS / Jardin / Lucas Magalhães

Foto: © Agência Fotosite

Captura de Tela 2013-08-05 às 16.56.41O 3° ENPModa – Encontro Nacional de Pesquisa em Moda já está com as inscrições abertas. O evento irá acontecer entre os dias 14 e 17 de outubro na UFMG, em Belo Horizonte e tem como objetivo central a compreensão da moda como campo do saber, assim como a articulação da moda com outras áreas de conhecimento, seja ciências humanas, exatas ou  biológicas, de forma que possibilite diálogos enriquecedores para o fortalecimento das pesquisas sobre como esses importantes campos de estudos corroboram para a compreensão da moda, sobretudo, mapeados pelos reflexos tanto da indústria da moda como da indústria têxtil.
O evento tem como público-alvo professores, pesquisadores, estudantes de cursos de pós-graduações (stricto e lato sensu), estudantes de cursos de graduações e profissionais da área da moda, das artes, da filosofia, das ciências sociais (sociologia e antropologia), da história, da psicologia, da semiótica, do jornalismo, da publicidade, da fotografia, da economia, do marketing e do design, dentre outras áreas, que tenham a moda como corpus.
Serviço:
3° ENPModa  - Encontro Nacional de Pesquisa em Moda
Evento: de 14 a 17 de outubro
Inscrições para ouvintes: de 29 de julho a 13 de outubro
Submissão de Trabalhos: 29 de julho a 22 de setembro
Comunicação dos Trabalhos Aprovados: 30 de setembro
Local do evento: Prédio do Centro de Atividades Didáticas 2 (Ciências Humanas) da UFMG
Av. Antonio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG
Informações: www.eba.ufmg.br/enpmodaenpmoda2013@eba.ufmg.br
(31) 3409-5294
Oficina Yalodê - turbantes que falam!
Em Brasilia......
Ministrada pela Ialê Garcia, 
- TEREMOS LANÇAMENTO DA NOVA COLEÇÃO 2013 / 2014 Turbantes Yalodê;
- APOSTILA PARA AS ALUNAS SOBRE YALODÊ TURBANTES QUE FALAM!!

Então vamos às informações necessárias:
A oficina acontecerá no dia 22 de setembro (domingo) na cidade de Brasilia/DF
Horário: 16h às 18h.
Local: SQN 411, Bloco A, Salão de festas.
Investimento: R$ 70,00.

Ao final cada aluna ganhará um turbante a sua escolha!

Forma de pagamento: depósito bancário. Para garantir sua vaga, pedimos que seja feito o pagamento de pelo menos metade do valor até o dia 18/09 e o restante poderá ser pago no dia da oficina. O sistema será de centavos, ou seja, cada pessoa terá seu código de identificação feito por um valor em centavos, portanto: confirmando sua presença enviarei os dados da conta bancária para depósito e seu código de identificação.

Mais informações:
Ialê Garcia: (61) 81641588
Karen Luisa: (61) 84788779 / (61) 82122882

As vagas são limitadas, portanto garanta a sua!
Curtir ·  · 



Olá! Em Parceria com a Prefeitura Municipal de Hortolândia Ø Centro de Qualificação Criolê Inicia oficialmente SUAS ATIVIDADES. E Importante ressaltar Que Toda a Qualificação Oferecida Será, agregada da Formação em Economia Solidária, baseada na Educação popular. Ao final, o Módulo de Cada Participante Tera Como Avaliação de Produção de Um produto, Orientado sobre Desenvolvimento de PRODUTO, Planificação Estratégica e Gestão Produtiva.
Favor compartilhar e Divulgar O Convite em anexo.

Alguidar de abraços!
Isabel Cristina
Técnica los Estilismo e Coordenação de Moda
Máster em Economia Solidária (Mondragón)

TC Arte Produções- Realiza Tutorial de Turbantes no 8º Grito Cultural do Ponto de Cultura Caminhos-Hortolandia /SP-27/05/2013





Convite Exposição

Atualizado: há ± uma semana
Mulheres Ilê Aiyê no Século XXI (ganhe um Book com sua familia e amigos Gratis saiba como) Exposição mulheres Ilê Aiyê no Século XXI Projeto “Mulheres Ilê Aiyê no Século XXI”; exposição e lançamento de uma série de Cartões Postais, em homenagem aos quarenta anos do Bloco Afro Ilê Aiyê e às mulheres que promovem Religiosidade, Educação, Arte e Etnicidade. DATA - 30 de Abril a 03 de Maio - no Centro de Estudos Afro Oriental CEAO – UFBA Coquetel de Abertura – 19:00 SEGUNDA EXPOSIÇÃO Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador DATA 7 a 13 de Maio - no Com feira de Empreendedores Afro Coquetel de Abertura – 19:00

Convite Exposição Cabelaço: Meu cabelo é bom, ruim é o racismo!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
De 22 a 31 de julho, em Brasília, o VI Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha, Latinidades, vai apresentar a Exposição Fotográfica Colaborativa Cabelaço, composta por trinta fotos de cabelos e penteados afro.
cabelaco
A inspiração para a exposição vem do projeto Cabelaço, ato politico cultural realizado peridiodicamente pela Irmandade Pretas Candangas, grupo de mulheres negras ativistas do Distrito Federal. O ato é geralmente realizado na Rodoviária do Plano Piloto, por onde passam diariamente mais de seiscentas mil pessoas, vindas de todas as Regiões Adminsitrativas. Envolve música, capoeira, break, poesia, samba de roda e outras manifestações e linguagens artísticas negras, para chamar atenção contra o racismo e homenagear personagens e fatos históricos relacionados ao calendário afro-brasileiro. A ideia é dar destaque para a questão da estética e auto-estima do povo negro, com o mote das apresentações, que acompanham frases declamadas e levantadas em faixas, bandeiras, megafones, pedaços de papel, lambe-lambes e o que mais surgir de recursos, tendo como slogan: Meu cabelo é bom, ruim é o racismo”.
Enquanto mulheres e homens negr@s, de todos os tons de pele, ainda sofrem por carregarem cabelos crespos ou mesmo cacheados e tem sua auto-estima deteriorada por um padrão de beleza racista, a pauta dos cabelos crespos é extremamente cara e se destaca cada vez mais entre os temas dos movimentos sociais e culturais negros.
Interessadas/os em participar poderão encaminhar fotos de 5 até 10mega, CMYK 300dpi, para o e-mail exposicao.cabelaco@gmail.com com título e créditos da/o fotógrafa/o. Não é necessário ser profissional. As trinta melhores fotos irão compor a exposição, que se destina a brindar a beleza, diversidade e possibilidades estéticas de cabelos, cortes e penteado afro-brasileiros.
Serviço: (061) 3233 6230 / exposicao.cabelaco@gmail.com

Colaborou com o Blogueiras Negras o coletivo Pretas Candangas.

Acompanhe nossas atividades, participe de nossas discussões e escreva com a gente.










Em seu 20º aniversário, o Instituto Zuzu Angel está inaugurando o seu projeto SIM - Saber Itinerante da Moda - com um curso ministrado por um grande nome internacional.

Trata-se da de Katia Johansen, conservadora e curadora da Royal Danish Collection de Copenhagen, presidente do Costume Committee e membro do ICOM - International Council of Museums desde 1982. Especialista em indumentária masculina do século XVII com formação em conservação de têxteis na School of Conservation da Royal Academy of Fine Arts de Copenhagen, na Dinamarca, com mestrado na especialidade.

Com o projeto do Museu da Moda em pleno andamento - uma parceria da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro com o Instituto Zuzu Angel de Moda - um vasto campo de pesquisa e de trabalho nessa área da conservação de têxteis se abre para os profissionais da moda, as jovens gerações, os especialistas e pesquisadores que se interessam pela missão de preservar e difundir a história através da moda.

Este curso, uma iniciativa do IZA com a chancela da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, é o primeiro passo para a formação de profissionais que servirão a este amplo projeto.

Uma oportunidade que se abre não só para os já profissionais de moda como também para os apreciadores da moda e da História da Moda, que desejarem se habilitar a esse novo desafio, e também para aqueles apreciadores que desejarem interpretar com maior conhecimento e domínio do assunto os acervos que o Museu da Moda trará à vista do grande público brasileiro.

Segue anexado um folder com maiores explicações sobre o curso, local, datas e custo.

Será uma grande alegria contar com sua adesão a este nosso projeto, já que sempre tivemos sua companhia em nossas iniciativas, seu entusiasmo e sua torcida pela moda brasileira e por nossa abnegada luta pela preservação da memória da moda brasileira.

Aqui expresso meus cumprimentos, os do Instituto Zuzu Angel e de nossa presidente de honra, Hildegard Angel,

Celina de Farias
Coordenadora de cursos
Vice-Presidente Instituto Zuzu Angel


Imagem inline 1








- EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
- BELEZA AFRO: CONFECÇÃO DE TRANÇAS E MAQUIAGEM
- EXIBIÇÃO DE CURTA-METRAGENS
- WORKSHOP: O USO DO TURBANTE NO ESPAÇO URBANO, por Fabíola Oliveira 
- PAINEL: CULTURA AFRO-BRASILEIRA
> A identidade e beleza da mulher negra, com Ana Lucia Rabello
> Impactos do racismo na saúde mental da população afrodescendente, com Roberta Frederico
> Religiosidade Afro-brasileira, com Babalawo Ivanir dos Santos
> Cotas Raciais, com É Le Semog
- DESFILE DE TURBANTES AFRICANOS - Nefertitis, Candaces e N'Zingas
- APRESENTAÇÃO BLOCO AFRO ZIMBAUE
- COQUETEL TEMÁTICO



Cabelereiros, Empreendedores e Empresários do setor de moda e beleza
Segue abaixo o link para inscrições no seminário no evento da Hair Brasil - ANTAB - Seminário Internacional de Cooperação e Investimento Brasil – África - Novos rumos da economia africana
a inscrição é GRATUITA!!!!
http://www.hairbrasil.com/index.php?http://www.hairbrasil.com/congresso/eventos-gratuitos-2013/antab.html
Candaces: Identidade e Beleza- facebook https://www.facebook.com/CandacesIdentidadeEBeleza
Próxima Oficina Coletivo Candaces: Identidade e Beleza, Laboratório Pontão de Cultura Digital ECO UFRJ - campus Praia Vermelha
Apresentação:
O projeto  Candaces: Identidade e Beleza quanto coletivo- realizado no Pontão Cultura Digital Eco UFRJ, campus Praia Vermelha - , defini-se mais como área de discussão de todo esse modo de ser e estar no mundo, desenvolvendo material que contribua para conhecimento e consequentemente a desnaturalização de estereótipos produzidos por uma realidade destorcida, colocando o indivíduo negro e suas produções culturais como exótico ou simples produto de consumo dentro de uma tendência mercadológica.

Inscrições abertas!

Três encontros aos sábados (06, 13, 27 de abril).
Dois horários: Grupo 3A das 10:00h às 12:00h / Grupo 3B das 13:30 às 15:30h.

***INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES SOMENTE POR EMAIL: anarabello@afrikanadesigner.com.br
Próxima Oficina Coletivo Candaces: Identidade e Beleza, Laboratório Pontão de Cultura Digital ECO UFRJ - campus Praia Vermelha
Apresentação:
O projeto Candaces: Identidade e Beleza quanto coletivo- realizado no Pontão Cultura Digital Eco UFRJ, campus Praia Vermelha - , defini-se mais como área de discussão de todo esse modo de ser e estar no mundo, desenvolvendo material que contribua para conhecimento e consequentemente a desnaturalização de estereótipos produzidos por uma realidade destorcida, colocando o indivíduo negro e suas produções culturais como exótico ou simples produto de consumo dentro de uma tendência mercadológica.

Inscrições abertas!

Três encontros aos sábados (06, 13, 27 de abril).
Dois horários: Grupo 3A das 10:00h às 12:00h / Grupo 3B das 13:30 às 15:30h.

***INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES SOMENTE POR EMAIL: anarabello@afrikanadesigner.com.br


Oficina de Turbantes com Ialê Garcia(facebook), 9 de março...em Brasilia
Quem quiser participar da Oficina de Turbantes com Ialê Garcia ainda dá tempo...as inscrições irão até o dia 5 de março... O valor da oficina é de R$60,00, e ao final o participante escolhe um tecido ou faixa a seu gosto de presente.
Mais informações no e-mail joannahoffmann@gmail.com
A Oficina será no 3° Encontro das Amoras dia 9 de março de 10 ás 12... vem?


Também em  Salvador....http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/dicas-das-principais-mostras-e-exposicoes-para-o-fim-de-semana/?cHash=6a2178db81a4e1c6da11f6e4db5337c1
Foto: Dicas das principais mostras e exposições para o fim de semana. Entre os destaques estão 'Bahia Minha Preta', 'Improvável' e Mario Cravo Jr. Esculturas http://migre.me/drGKK
O Centro Cultural Ensaio retorna com a exposição <<Bahia Minha Preta>> que apresenta quadros, esculturas, fotos e exibe filmes sobre a cultura afro. Visitação de 1º de março a 31 de maio, segunda a sábado, das 10h às 21h. <
Gratuito>
Dicas das principais mostras e exposições para o fim de semana. Entre os destaques estão 'Bahia Minha Preta', 'Improvável' e Mario Cravo Jr. Esculturas http://migre.me/drGKK



  1. O ATELIÊ DAS AMORAS convida para um auspicioso sábado de chá com arte


    Moda.Brechó.Acessórios.Decoração.Música
    Convidadas Especiais e Oficina de turbantes com Ialê Garcia 
    (informações pelo e-mail joannahoffmann@gmail.com)

    O Ateliê das amoras é
    Um cantinho especial com peças exclusivas...desenvolvidas, customizadas ou "encontradas" 
    AMORAS : Joanna Hoffmann + Vera Corralero + Mali Garcia (Bazafro) + Aracy Telles 

    Nossa página: https://www.facebook.com/pages/Ateliê-das-Amoras/135862729889294?ref=hl


    Convidadas Especiais:
    Nara Maria.Bazafro.Negra Fulô.Rai Artesanantos.Brechok.Yalodê

    As 17:30 encerraremos o evento com uma roda para celebrar a vida.

    Venha conferir!
















    Veja no face de Mada Negrif....

    há 17 horas próximo a Salvador
    Hoje:Quem for participar da oficina de turbantes na SEXTA DAS PRETAS amanhã (01.03) levem uma canga. Vamos ensinar uma amarração diferente.
    Teremos tecidos próprios para turbante em loja, também.






    <<A partir das 15h
    Loja Mada Negrif>>

    Sexta das pretas 01.03.13
    < Encontro musicado para compras e bate-papo>
    Fotos: Daniel Lira
    Modelos: Adriiana Costa e Adriele Costa
     — em Dique do Tororo

    3